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Imagem que exibe diversas pequenas telas que compõe a  teleconferência  do curso de gestão
Neste mês, a alta gestão da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) iniciou uma capacitação online da Fundação Dom Cabral. As aulas abordam temas como legislação societária e de mercado de capitais, divulgação de informações, controle interno e código de conduta, além da lei nº 12.846, a Lei Anticorrupção. Totalizando 16 horas, a iniciativa abrange a Diretoria Executiva da empresa, seus conselheiros fiscais e de administração, além de membros do seu Comitê de Auditoria Estatutário. O diretor-presidente da Cesama, Júlio Teixeira, explicou que a capacitação é fruto do advento da lei nº 13.303 de 2016, conhecida como Lei das Estatais. “Ela estabelece que as sociedades de economia mista e empresas públicas, como a Cesama, deverão adotar uma série de práticas de gestão de riscos e controle interno. Daí a importância desse tipo de treinamento, que tem como objetivo a melhoria do serviço prestado a quem é de fato a dona da empresa, a população de Juiz de Fora”. Já a presidente do Conselho de Administração da Cesama, Maria Helena Rodrigues, ressaltou a clareza e a precisão dos temas que estão sendo abordados ao longo da capacitação. “Um curso dessa natureza é fundamental para qualquer instituição, pois trabalha assuntos que irão garantir o adequado funcionamento dos sistemas, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade”, afirmou. “Trata-se de um debate fundamental, seja nas empresas públicas ou privadas. No caso do setor público, essa questão é ainda mais relevante, uma vez que ele utiliza recursos oriundos da população”, avaliou a presidente do Conselho Fiscal da Cesama, Fernanda Finotti. “Vivemos tempos tumultuados e de isolamento social, em que muitas pessoas deixaram de adotar posturas socialmente corretas. No calor da rotina, quase não temos tempo para refletir sobre nossas atitudes. Por isso, cabe à governança promover a ética nas relações e estabelecer códigos de conduta”, destacou Fernanda, que, ao lado da alta gestão da companhia, também participou de um curso específico sobre o Código de Ética e Integridade da empresa, no dia 10 de junho, conduzido pelo Secretário Executivo do Conselho de Ética Pública do Estado de Minas Gerais (Conset/MG), Jonatan Agnelli. Outras informações:
(32) 3692-9179 - Assessoria de Comunicação da Cesama.
Por CESAMA
Link da matéria original: http://www.cesama.com.br/noticia/alta-gest-o-da-cesama-recebe-curso-de-capacita-o

Capa site vaga

Embora a data prevista de divulgação do nome da pessoa escolhida era dia 1º de junho, informamos que ainda está em curso a análise dos currículos dos candidatos e consequente seleção dos entrevistados.

A expectativa é de que a escolha do selecionado ocorra nos próximos dias, quando o nome será divulgado neste site.Na oportunidade, a Presidência e a Secretaria Executiva do CONSET agradecem a todos os 23 (vinte e três) candidatos que enviaram os seus currículos, visando a integrar a equipe deste órgão colegiado.

 

O Processo seletivo

A Secretaria Executiva do Conselho de Ética Pública do Estado de Minas Gerais – CONSET/MG acaba de abrir nova vaga. Para concorrer, o candidato deverá ser servidor de carreira e fará jus a uma função gratificada - FGD-7 (R$990,00). 

Papel da Secretaria Executiva
A Secretaria Executiva do Conselho tem as seguintes competências:

  • propor e estruturar deliberações para orientar ou normatizar questões referentes a questões da ética no serviço público;
  • receber, organizar e efetuar análise prévia de DCIs, consultas, denúncias, reclamações, recursos e demais expedientes;
  • secretariar as reuniões plenárias, redigir atas e  providenciar os encaminhamentos necessários;
  • ser a interface do CONSET junto às Comissões de Ética, autoridades, demais agentes públicos e cidadãos;
  • mobilizar, preparar e orientar as Comissões de Ética para atuarem nos órgãos e entidades;
  • orientar cidadãos e agentes públicos sobre questões relativas à gestão da ética no Poder Executivo de MG.

Além das atribuições acima, a Secretaria Executiva do CONSET assumiu, desde 2019, a responsabilidade pela Secretaria Executiva do Conselho de Corregedores dos órgãos e entidades do Poder Executivo – CONREGE/MG (Decreto n.º 48.057, de 08/10/2020) e do Conselho de Transparência Pública e Combate à Corrupção – CTCC/MG (Decreto n.º 47.674, de 19/06/2019).

 Sobre as atribuições do ocupante da vaga
O  servidor que ocupar a vaga em questão exercerá as seguintes atividades:

  • estudos e elaboração de normas e orientações éticas;
  • análise e autuação de consultas, reclamações e denúncias recebidas pelo Conselho;
  • orientação a agentes públicos e cidadãos sobre a aplicação do Código de Ética;
  • monitoramento e capacitação das comissões de ética;
  • apresentações sobre o Código de Ética em órgãos e entidades do Estado;
  • auxílio ao Secretário Executivo no suporte ao CONREGE/MG e CTCC/MG ;
  • organização de eventos do CONSET, do CONREGE/MG e do CTCC/MG;
  • outras atividades técnico-administrativas solicitadas pelo Secretário Executivo.

Perfil desejado para o ocupante da vaga:

➢ Integrante de carreira do Poder Executivo do Estado;

➢ Formação superior;

➢ Conhecimentos jurídicos;

➢ Facilidade/disposição para realizar capacitações e palestras;

➢ Discrição para lidar com assuntos sigilosos.

 Carga horária: 40 (quarenta) horas semanais.

 Manifestação de interesse

 Os interessados à vaga deverão encaminhar um minicurrículo para o e-mail conselhodeetica@conselhodeetica.mg.gov.br , até 26/05/2021

O CONSET analisará as informações recebidas, podendo realizar entrevistas com os candidatos que achar pertinentes.

O nome do candidato escolhido será divulgado neste site do CONSET, com previsão para 01/06/2021. 

Imagem da teleconferência do evento exibindo diversos rostos dos participantes do evento

O Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais (CEE/MG) realizou, nos dias 12 e 13 de abril, de forma virtual, a I Semana de Formação da Consciência Ética e Profissional no Serviço Público. O evento, organizado pela Comissão de Ética do órgão, teve a abertura realizada pelo Presidente do CEE, Professor Hélvio de Avelar Teixeira, e contou com a participação de servidores e conselheiros.

Os palestrantes, profissionais renomados em sua área de atuação, proporcionaram grande aprendizado em temas relacionados à ética. A advogada e pedagoga, Drª Luciana Cristina da Conceição Lima, tratou do “Compliance no âmbito da Administração Pública”, e o Administrador Público e Secretário Executivo do Conselho de Ética Pública de Minas Gerais (CONSET/MG), Jonathan Agnelli Pires Generoso, realizou uma apresentação sobre “Conflito de Interesses”.

O Presidente do CEE, Hélvio de Avelar, considerou o evento de grande relevância para servidores e conselheiros. Segundo ele “é necessário dar continuidade à essas formações, pois são momentos de encontros essenciais para a formação e consolidação da cultura ética”.

A Presidente da Comissão de Ética do CEE, Anna Carolina Peragallos, agradeceu a presença de cada um dos participantes e ressaltou a importância de dar continuidade ao Plano de Ação, elaborado em conjunto com servidores de cada setor do órgão, pois é o instrumento orientador das ações da Comissão e a melhor forma de reafirmar o compromisso do CEE com a ética no âmbito da Administração Pública.

A Conselheira Lina Kátia Mesquita parabenizou os palestrantes, salientou a importância dos temas tratados e, na oportunidade, esclareceu dúvidas relacionadas à ética na administração educacional.

O coordenador de inovação do CEE, servidor Ângelo Viegas, evidenciou a importância da prática ética nos processos de transformação digital, vinculada à cultura organizacional, transparência, integração e divulgação das informações.

Com esse evento, a Comissão de Ética buscou promover troca de experiências e discussões, além de estimular debates sobre oportunidades de melhoria na gestão da ética na Administração Pública.

 

Por ASCOM CEE/MG 
Link da matéria original: https://cee.educacao.mg.gov.br/index.php/banco-de-noticias/128-a-comissao-de-etica-do-ceemg-promove-o-evento-online-i-semana-de-formacao-da-consciencia-etica-e-profissional-no-servico-publico-aos-servidores-do-conselho-estadual-de-educacao-de-minas-gerais

diaetica

Ontem, dia 2 de maio, foi celebrado o Dia Nacional da Ética. A data marca a reivindicação pelo comportamento ético tanto na Administração Pública quanto na sociedade.

Embora ainda não seja uma data comemorativa oficial no calendário mineiro, o presidente do Conselho de Ética Pública (CONSET), Lucas Bessoni Coutinho de Magalhães, aproveitou a oportunidade para homenagear essa ação, que foi organizada por movimentos sociais na luta por um comportamento mais ético.

Cabe a todo agente público do Estado, em todos os dias do ano, prestigiar a ética e se tornar um exemplo de conduta ao seu redor”, enfatiza Bessoni.

 

 

Ilustração de uma mulher vacinando um homem  com o texto "ARCCO/MG lança cartilha de orientações 'Integridade na Vacinação contra a COVID-19'"

A Ação Integrada da Rede de Controle e Combate à Corrupção de Minas Gerais (ARCCO/MG) acaba de lançar material com orientações para gestores públicos municipais e cidadãos sobre a vacinação contra o coronavírus. 

A cartilha traz uma série de perguntas e respostas sobre as principais dúvidas em relação à campanha de vacinação, tais como os critérios técnicos de prioridade para a aplicação das vacinas, as atribuições dos municípios na execução do Plano Nacional para Operacionalização da Vacinação contra a COVID-19 e a identificação de possíveis infrações. O documento reúne, ainda, outras fontes oficiais para consulta.

“A promoção da integridade se torna ainda mais necessária frente à crise de saúde pública que temos enfrentado. Já na fase inicial da vacinação identificamos problemas com a ordem de prioridade e denúncias de fura-fila e, a fim de evitar desinformação ou até mesmo informações desalinhadas, elaboramos esse material”, explica o controlador-geral do Estado de MG e coordenador da ARCCO, Rodrigo Fontenelle.

“Desde o início da pandemia, a ARCCO vem trabalhado junto aos municípios. Por meio dessa parceria, conseguimos trazer maior transparência nas compras emergenciais, bem como prevenir e detectar fraudes. Nosso objetivo é estar cada vez mais perto, auxiliando no que for preciso”, completou Fontenelle. 

A Cartilha de Orientações “Integridade na Vacinação contra a COVID-19” está disponível para download:
Capa da cartilha - clique na imagem para abrir o arquivo em .pdf

Atuação ARCCO/MG durante a pandemia de COVID-19

No ano passado, a ARCCO promoveu forças-tarefas para detectar e impedir desvios de dinheiro público dos municípios durante as compras emergenciais para o enfrentamento da pandemia, saiba mais. Além disso, foi realizada ações para orientar os gestores, como a publicação de nota técnica sobre como proceder no processo de compras, leia aqui

Constituída em 2009, a ARCCO/MG é um espaço colegiado permanente composto por órgãos e entidades de controle que atuam perante a administração pública estadual e municipal em todo o Estado de Minas Gerais com o objetivo de trabalhar articuladamente pelo combate à corrupção e aperfeiçoamento da gestão pública.

 

Por ASCOM - CGE
Link da matéria original: https://cge.mg.gov.br/noticias-artigos/876-arcco-mg-lanca-material-para-promover-a-integridade-durante-a-campanha-de-vacinacao-contra-a-covid-19

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