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Iniciativa conjunta entre Presidência e Comissão de Ética da autarquia, evento promoveu reflexões sobre a conduta do agente público 

 

Em uma iniciativa conjunta da Presidência e da Comissão de Ética da Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg), servidores da autarquia participaram, na tarde da última segunda-feira (4), de palestra com o tema “Ética no Ambiente de Trabalho e no Teletrabalho”. 

 

Realizado no plenário da sede, em Belo Horizonte, e com transmissão via plataforma Teams, o evento teve abertura do presidente da Jucemg, Bruno Selmi Dei Falci. 

 

Ao falar, ele destacou que a ética é um tema antigo, mas, ao mesmo tempo, atual e complexo, simples e desafiador. 

 

“Seja no trabalho presencial, seja no teletrabalho, o agir ético deve nos orientar da mesma forma. Respeito, educação, cordialidade, generosidade e honestidade são princípios que a vida em sociedade exige e que mostram o compromisso que cada um tem consigo e com o outro”, disse.    

 

Palestra 

 

Ao apresentar o tema, o palestrante Jonatan Agnelli Pires, secretário-executivo do Conselho de Ética Pública (Conset), fez uma explanação geral sobre a ética no serviço público, cujo tratamento teve origem com a formulação, em 1994, do código de ética profissional para o servidor público civil do Poder Executivo federal. 
 
Especialista em políticas públicas e gestão governamental (EPPGG), Jonatan citou que a gestão ética na administração pública tem, dentre os objetivos, despertar o servidor para que desempenhe suas atividades com cuidado e respeito às pessoas, além de zelo pelo patrimônio público. 

 

Por isso, defendeu que a ética do agente público consiste em manter o equilíbrio entre a legalidade e a moralidade na prestação do serviço, visando sempre o interesse público.   

 

 

Teletrabalho 

 

Em sua palestra, Jonatan também explanou alguns princípios e valores do Código de Ética do Servidor Público Civil do Poder Executivo, bem como inseriu o tema da ética no regime de teletrabalho, que teve início em março de 2020, devido ao isolamento imposto pela pandemia de Covid-19. 

 

O regime definitivo do teletrabalho foi estabelecido pelo decreto estadual nº 48.275, de setembro de 2021, tendo sido recentemente alterado pela Resolução da Seplag/MG nº 57, de 31/5/2023.   

  

Conforme destacou o secretário-executivo do Conset, o teletrabalho tem como princípios, dentre outras coisas, melhorar a qualidade de vida do servidor público e aumentar a produtividade, bem como incentivar a racionalização do trabalho e a adoção de práticas social, econômica e ambientalmente sustentáveis. 

 

Ao comentar que é esperado que o agente público exerça suas funções com comprometimento, profissionalismo e lealdade, o secretário-executivo pontuou que “a base do teletrabalho é a confiança mútua, estabelecendo a eficiência, organização e a valorização do servidor”. Para concluir, afirmou que “princípios e valores ético-profissionais independem do ambiente em que o trabalho é realizado”.  

 

Para Jonatan, a atuação do conselho e das comissões é mostrar o caminho da ética, mas a adoção de princípios e valores está na consciência de cada um. “A autovigilância e a prevenção são o melhor caminho”, apontou. 

 

Texto: ASCOM/JUCEMG 

 

Foi realizada na data de hoje, 10/08/2023, capacitação para o Sistema de Prevenção de Conflito de Interesses – SPCI, que tem como objetivo centralizar o registro de consultas relacionadas ao Conflito de Interesses para toda a Administração Pública, atendendo ao Decreto 48.417/2022. Tendo sido lançado no dia 16 de maio de 2022, o Sistema já está em atividade e têm sido recebidas diversas consultas relacionadas ao Conflito de Interesses.

O treinamento foi conduzido pelos Assessores Técnicos, Antonio Marcel Sotero Dias de Oliveira e Daniel Mendonça da Rocha, e pelo Secretário Executivo do CONSET, Jonatan Agnelli Pires Generoso. Contando com a participação de 99 membros de Comissão de Ética, pode-se dizer que ao todo foram capacitadas pelo menos uma pessoa para 58 Comissões de Ética diferentes.

No momento estão sendo tomadas medidas para finalizar os cadastros daqueles que ainda não estão inseridos no Sistema.

Palestras, apresentação de comédia stand up e lançamento da cartilha em “mineirês” com diretrizes do Código de Conduta, Ética e Integridade da Codemge marcaram o evento “Ética em Pauta”. Realizado na tarde da última quarta-feira, 12/7, no Auditório Juscelino Kubitschek da Cidade Administrativa, o evento, voltado aos empregados, reuniu 168 participantes. O encontro foi promovido pela Comissão de Ética, pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e pela Gerência de Integridade, Conformidade e Gestão de Riscos (Gicor).


Para todos verem: presidente da Codemge, Thiago Toscano, abre o evento

O diretor-presidente da Codemge, Thiago Toscano, elogiou a peça lançada e disse que ela poderá servir de inspiração a outros órgãos. “Com o Programa Codemge Íntegra e esta cartilha, a Companhia está na vanguarda da integridade, da gestão de riscos e do compliance”, pontuou. Segundo ele, o formato e a linguagem da cartilha despertam a curiosidade e permitem a absorção das informações de modo mais suave e interessante.

Para todos verem: gerente de Integridade, Conformidade e Gestão de Riscos, Misma de Paula, discursa no evento

A gerente de Integridade, Conformidade e Gestão de Riscos, Misma de Paula, afirmou que o objetivo principal do evento foi incentivar a leitura do Código de Conduta, Ética e Integridade da Codemge, além de sua compreensão e aplicação. Ela explicou que o documento foi revisado e será disponibilizado em breve para consulta pública, a fim de que a Comissão de Ética possa avaliar as eventuais contribuições e validar a versão final junto ao Conselho de Administração. “Espero e desejo que a leitura desse Código nos conduza a mudanças de costumes que não condizem com valores e condutas da administração pública e da Codemge”, salientou.

Bom humor com Paulo Araújo

O comediante Paulo Araújo trouxe descontração e bom humor com sua apresentação de stand up. O pernambucano viralizou nas redes sociais compartilhando gírias e costumes mineiros. Residente do estado há mais de 10 anos, o artista é autor do “Dicionário Mineirês”, que reúne mais de 500 palavras e expressões tipicamente mineiras. No Instagram e no Youtube, seu canal “Tumate cru” soma cerca de 500 mil seguidores.

Para todos verem: comediante Paulo Araújo se apresenta no evento

Durante o evento, o humorista elogiou a cartilha lançada pela Codemge e brincou com algumas expressões tipicamente mineiras contidas em seu livro. Além disso, interagiu com o público e contou diversas histórias cômicas de sua vida.

Palestras sobre temas importantes

Três convidados externos ministraram exposições sobre assuntos relevantes. O secretário executivo do Conselho de Ética Pública de Minas Gerais (Conset), Jonatan Generoso, destacou o Código de Ética e Conduta do Estado, bem como o sistema mineiro de gestão da ética. Clique aqui para ter acesso à apresentação.


Para todos verem: secretário executivo do Conset, Jonatan Generoso, aborda a gestão da ética no Executivo mineiro

Em seguida, a auditora interna e superintendente central de Responsabilização de Agentes Públicos da Controladoria-Geral do Estado (CGE-MG), Flávia Leal Ramos, expôs características, consequências e orientações relacionadas ao assédio moral e sexual, em especial no ambiente de trabalho do serviço público. Clique aqui para conferir a apresentação da Flávia. Tanto ela como Jonatan enalteceram a iniciativa da Codemge ao lançar a cartilha com formato mais leve, lúdico e atraente.


Para todos verem: superintendente da CGE-MG Flávia Leal Ramos trata do assédio moral e sexual

Finalmente, marcando um ano de lançamento do Canal de Denúncias Codemge Íntegra, a advogada e gerente comercial regional da empresa Legal Control, Pamela Pedro, mostrou a plataforma, desenvolvida para que empregados e demais cidadãos possam comunicar sobre fatos que não estejam de acordo com as normas e os valores da Companhia. Com uma dinâmica interativa, os participantes puderam testar o envio de denúncias pelo canal, evidenciando a possibilidade do anonimato.


Para todos verem: gerente regional da Legal Control Pamela Pedro apresenta o canal de denúncias da Codemge

Trata-se de um meio de comunicação exclusivo para receber denúncias, como, por exemplo, de assédio, conflito de interesses, fraude, ação criminosa, improbidade administrativa e crime de racismo. O objetivo é propiciar um ambiente seguro, com isonomia e comunicação aberta para o combate a fraudes e irregularidades. Além do site específico (canalcodemgeintegra.legaletica.com.br), o Canal Codemge Íntegra aceita denúncias pelo telefone da empresa Legal Ética, 0800 400 3333, pelo WhatsApp dela, (11) 95271-1924, ou pelo e-mail canalcodemgeintegra@legaletica.com.br. A confidencialidade de dados e a segurança de informação são garantidas.

A medida faz parte do plano estruturado no arcabouço do Programa de Integridade. Caso deseje encaminhar dúvidas, elogios ou reclamações comuns, que não sejam denúncias, acesse o Fale Conosco ou envie e-mail para ouvidoria@codemge.com.br. A Ouvidoria da Codemge permanece à disposição para atender a esses tipos de manifestação.

Texto: ASCOM/Codemge

Foi publicada no Minas Gerais, edição do último dia 29 de julho, a Deliberação Conset nº 24, de 27 de julho de 2023, que dispõe sobre oferta de brindes, presentes e hospitalidades a agentes públicos do Executivo Estadual e complementa a orientação contida na Deliberação Conset nº 08/2008.

 

Dentre os assuntos tratados na norma, se destacam orientações sobre:

·                 forma de comunicação ao Conset ou à Comissão de Ética do respectivo órgão, cujas consultas deverão ser, preferencialmente, por meio do Sistema de Prevenção de Conflito de Interesses – SPCI, nos termos do Decreto nº 48.417/2022;

·                 registro e publicidade acerca de despesas custeadas por agentes privados, quando da participação de gestores públicos em eventos;

·                 divulgação a parceiros privados das diretrizes acerca de oferta e recebimento de brindes, presentes e demais vantagens relacionadas a agente público estadual;

·                 ratificação sobre destinação de bens, quando não for possível ou viável a devolução;

·                 convites a agentes públicos, em representação da Administração Pública, para participação em eventos custeados por instituição privada, assim como o trato de hospitalidades ofertadas ou recebidas em decorrências de eventos; e

·                 providências no caso de recebimento de itens perecíveis.

Ao falar sobre a importância da edição dessa Deliberação, o Presidente do Conselho de Ética Pública, Joaquim Murta, frisou que “a nova Deliberação do Conset sobre oferta de brindes, presentes e hospitalidades a agentes públicos do Executivo Estadual visa complementar as normas existentes sobre a matéria, com objetivo de trazer mais transparência e segurança jurídica nas relações entre os agentes públicos e privados no âmbito do Estado de Minas Gerais, primando pela conduta ética e em consonância com os princípios norteadores da administração pública.

Vale ressaltar que, para elaboração da deliberação, foram realizados estudos a normas mineiras e de outros entes, assim como pesquisa em regulamentos de algumas entidades privadas, além de compartilhamentos de sugestões durante as sessões plenárias do Conset.

Juntamente com a versão publicada da Deliberação 24, consta no site do Conset versão com as citações normativas, visando a racionalizar a leitura e facilitar o entendimento das orientações.

 

Evento foi realizado no formato virtual e reunião servidores da pasta

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O teletrabalho é uma realidade para os servidores do Governo de Minas. Na Secretaria de Estado de Governo (Segov), cerca de 69% dos servidores fazem homeoffice, parcial ou integral. Para discutir a importância da ética no trabalho, a Comissão de Ética da Segov realizou uma palestra para discutir a temática.

O evento foi realizado no formato virtual, nesta terça-feira (27/6), e reuniu servidores dos diferentes setores da Segov.

Na abertura da palestra, a presidente da Comissão de Ética, Silvana Maria da Silva, deu boas-vindas aos participantes e falou sobre o objetivo do evento. “O teletrabalho é hoje uma realidade no nosso serviço público. Nossa intenção foi trazer informações sobre o tema”, afirmou.

Já o superintendente de Planejamento, Gestão e Finanças, Marcelus Fernandes Lima, parabenizou a Comissão pela iniciativa e destacou a necessidade de os servidores entenderem as mudanças para que “possam estar vigilantes do ponto de vista do compromisso com o elevado padrão de consciência ética profissional”.

Palestrantes

O Ouvidor da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Falber Reis Freitas, apresentou a definição de teletrabalho e os principais desafios e referências para sua superação. Falber iniciou a palestra falando sobre a importância da ética. “A ética é base de tudo e o teletrabalho é uma realidade que, com a pandemia, assumiu contornos quase que onipresentes”, afirmou.

Ele ainda destacou que para ser ético no ambiente de trabalho, “é necessário sempre buscar as melhores práticas e evitar as disfunções. É importante sempre tentar superar os desafios”.

Já o Secretário Executivo do Conselho de Ética Pública de Minas Gerais, Jonatan Agnelli Pires Generoso, apresentou a legislação e a realidade do teletrabalho em Minas Gerais. “Ao agente público cabe realizar seu trabalho conforme os preceitos legais e éticos sempre visando ao interesse público. Quanto mais formos vigilantes, menos erros vamos cometer”, ressaltou.

Jonatan pontuou ainda a necessidade de entender a missão do órgão em que o servidor atua. Para isso, apresentou para os participantes uma relação entre o interesse público e a Segov, destacando a missão e objetivos da pasta.

A Comissão de Ética

Entre as finalidades da Comissão de Ética está orientar e aconselhar sobre a ética profissional do agente público no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público, atuar na   prevenção e na apuração de falta ética e promover a divulgação e aplicação das demais normas previstas no Código de Conduta Ética.

Compõem a  Comissão: a presidente Silvana Maria da Silva e os membros Juliana Sousa Almeida e Cleber Ferreira de Paula Os suplentes são Silvia Maria da Cunha Martins e Elizabete Kelle de Oliveira Santos

A Comissão, que foi instituída pela Resolução SEGOV Nº 24, publicada em maio de 2022, terá mandato de três anos. Após este período deverá ser indicada uma nova comissão.

 

Texto: ASCOM/SEGOV

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