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Evento foi realizado no formato virtual e reunião servidores da pasta

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O teletrabalho é uma realidade para os servidores do Governo de Minas. Na Secretaria de Estado de Governo (Segov), cerca de 69% dos servidores fazem homeoffice, parcial ou integral. Para discutir a importância da ética no trabalho, a Comissão de Ética da Segov realizou uma palestra para discutir a temática.

O evento foi realizado no formato virtual, nesta terça-feira (27/6), e reuniu servidores dos diferentes setores da Segov.

Na abertura da palestra, a presidente da Comissão de Ética, Silvana Maria da Silva, deu boas-vindas aos participantes e falou sobre o objetivo do evento. “O teletrabalho é hoje uma realidade no nosso serviço público. Nossa intenção foi trazer informações sobre o tema”, afirmou.

Já o superintendente de Planejamento, Gestão e Finanças, Marcelus Fernandes Lima, parabenizou a Comissão pela iniciativa e destacou a necessidade de os servidores entenderem as mudanças para que “possam estar vigilantes do ponto de vista do compromisso com o elevado padrão de consciência ética profissional”.

Palestrantes

O Ouvidor da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Falber Reis Freitas, apresentou a definição de teletrabalho e os principais desafios e referências para sua superação. Falber iniciou a palestra falando sobre a importância da ética. “A ética é base de tudo e o teletrabalho é uma realidade que, com a pandemia, assumiu contornos quase que onipresentes”, afirmou.

Ele ainda destacou que para ser ético no ambiente de trabalho, “é necessário sempre buscar as melhores práticas e evitar as disfunções. É importante sempre tentar superar os desafios”.

Já o Secretário Executivo do Conselho de Ética Pública de Minas Gerais, Jonatan Agnelli Pires Generoso, apresentou a legislação e a realidade do teletrabalho em Minas Gerais. “Ao agente público cabe realizar seu trabalho conforme os preceitos legais e éticos sempre visando ao interesse público. Quanto mais formos vigilantes, menos erros vamos cometer”, ressaltou.

Jonatan pontuou ainda a necessidade de entender a missão do órgão em que o servidor atua. Para isso, apresentou para os participantes uma relação entre o interesse público e a Segov, destacando a missão e objetivos da pasta.

A Comissão de Ética

Entre as finalidades da Comissão de Ética está orientar e aconselhar sobre a ética profissional do agente público no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público, atuar na   prevenção e na apuração de falta ética e promover a divulgação e aplicação das demais normas previstas no Código de Conduta Ética.

Compõem a  Comissão: a presidente Silvana Maria da Silva e os membros Juliana Sousa Almeida e Cleber Ferreira de Paula Os suplentes são Silvia Maria da Cunha Martins e Elizabete Kelle de Oliveira Santos

A Comissão, que foi instituída pela Resolução SEGOV Nº 24, publicada em maio de 2022, terá mandato de três anos. Após este período deverá ser indicada uma nova comissão.

 

Texto: ASCOM/SEGOV

  

 

A Comissão de Ética do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais – Invest Minas, realizou no dia 17 de maio de 2023 o evento “Invest Talks – Ética e Assédio”, que contou com a participação da  Secretaria Executiva do Conselho de Ética Pública, representada pela assessor técnico Daniel Mendonça.

 

A palestra ministrada  por Daniel  abordou a Ética no Serviço Público, trouxe os principais aspectos do Código de Conduta Ética do Agente Público e da Alta Administração, destacando direitos, deveres e garantias dos servidores na esfera ética estadual. Além disso, relacionou o comportamento ético às relações pessoais no trabalho e ressaltou a importância das Comissões de Ética para solucionar eventuais situações nesta seara. Em um segundo momento, a Ouvidora de Prevenção e Combate ao Assédio Moral e Sexual da Ouvidoria-Geral do Estado - OGE, Luciene Ribeiro, falou aos presentes acerca do tema “Assédio Moral: como identificar e prevenir essa prática”.

 

O evento realizado na Cidade Administrativa e foi voltado ao público interno do Instituto.

 

capa seminario 1dejunho

Governo do Estado de Minas Gerais celebrou o aniversário de um ano da publicação do Decreto n° 48.417, de 16 de maio de 2022, que trata sobre situações de conflito de interesses no âmbito do Poder Executivo durante Seminário realizado nesta quinta-feira (1/6), no Auditório do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais.

O evento, realizado pelo Conselho de Ética Pública do Estado de Minas Gerais (Conset-MG), teve como objetivo promover debates e reflexões acerca do tratamento do conflito de interesses no Estado, bem como apontar os avanços em relação à temática.

Participaram da cerimônia de abertura o vice-governador, Matheus Simões, o presidente do Tribunal de Contas, Gilberto Diniz, a assessora da Procuradoria-Geral do Ministério Público de Contas do Estado, Maria Tereza Dias, o controlador-geral, Rodrigo Fontenelle, o advogado-geral, Sérgio Pessoa, a ouvidora-geral, Simone Deoud e o presidente do Conset, Joaquim Antônio Oliveira.

"O Conselho de Ética tem que como uma de suas competências se manifestar sobre a existência ou não de conflito de interesses nas relações envolvendo agentes públicos integrantes da Alta Administração do Estado. Passados um ano da edição do Decreto nº 48.417/2022, o Conset percebeu a necessidade de se ampliar a divulgação e debater sobre o tratamento do conflito de interesses no âmbito do Poder Executivo do Estado de Minas Gerais”, afirmou Joaquim Antônio Oliveira, presidente do Conset. “Nesse sentido, é importante o diálogo e debate com outros órgãos cuja atuação também perpassa pelo controle do conflito de interesses”, finalizou.

Rodrigo Fontenelle destacou a importância do trabalho articulado entre Conset, CGE, OGE e AGE na prevenção e tratamento do conflito de interesses no âmbito do Estado. “Desde que assumimos a gestão em 2019, temos esforçado na construção de estruturas que garantam a integridade pública. Nesse sentido, avançamos com a publicação da Resolução Conjunta CGE/AGE/OGE nº 01, 13 de março de 2020, e mais ainda com a publicação do Decreto n° 48.417. Importante destacar a Política Mineira de Promoção da Integridade, que tem como uma de suas diretrizes a priorização do interesse público e a mitigação e tratamento do conflito de interesses nas condutas e nas decisões dos agentes públicos”, afirmou Fontenelle.

Em seu discurso, o advogado-geral do Estado, Sérgio Pessoa de Paula Castro, parabenizou os organizadores pelo evento e ressaltou a importância do seminário para a troca de conhecimento de experiência de tema da maior relevância para a administração pública: “que é a conduta proba, conforme a ética pública, em respeito ao princípio da moralidade". "O decreto serve de paradigma para atuação do gestor público, conforme os parâmetros, sobretudo, da honestidade", continuou.

Simone Deou reafirmou a cultura de integridade que vem sido consolidada no Estado. "A ação veio com o espirito de fortalecer a ética, a probidade e a lisura na Administração Pública. É com esse intuito que estamos aqui hoje".

Na palestra magna, o professor e vice-governador Matheus Simões falou sobre as dificuldades de se caracterizar um conflito de interesses e celebrou o fato de o Estado promover a conduta ética por meio de um normativo. “O conflito de interesse acresce uma dificuldade que vai além do controle ético, porque na administração pública a simples dúvida sobre a lisura de um ato é tão grave quanto o ato em si. O administrado, mais do que ninguém, precisa confiar que o administrador age em busca do interesse geral”, falou Simões.

Em seguida, Maria Tereza Dias ponderou sobre aspectos técnicos do Decreto de Conflito de Interesses e falou sobre a importância de se proteger os valores da moral e da ética no âmbito de uma ordem jurídica. “A Administração Pública mudou muito a sua forma de atuação nos últimos tempos. Vivemos em uma sociedade muito mais plural, muito mais multifacetada. Além disso, a reforma gerencial introduziu uma administração pública consensual, dialógica, e ao mesmo tempo, uma administração pública que passa a atuar mais próxima do setor privado”, afirmou Maria Tereza.

O evento contou, ainda, com palestra do Gustavo Terra Elias, Assessor da Corregedoria do Tribunal de Contas do Estado (TCEMG). Elias abordou sobre a importância da prevenção e solução de conflitos de interesses como mecanismo de promoção da integridade.

Os conselheiros do Conset, Alexandre Antônio Nogueira de Souza e Arthur Magno e Silva Guerra, destacaram a importância da edição do decreto, sobretudo no relacionamento público e privado.

 

Inovação e desburocratização nas consultas envolvendo conflito de interesses

Agentes públicos do Poder Executivo do Estado de Minas Gerais poderão realizar consulta eletrônica sobre conflito de interesses por meio do Sistema Eletrônico de Prevenção de Conflitos de Interesses (SPCI), desenvolvido pela equipe de Tecnologia da Informação da Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais.

O sistema permite realizar e acompanhar consultas às Comissões de Ética, ou, se integrante da Alta Administração, ao Conselho de Ética Pública (Conset), relacionadas a possíveis situações individuais de potencial conflito de interesses.

A Secretaria Executiva do Conset realizou, ao longo do último mês, treinamentos com os membros das Comissões de Ética do Estado a fim de capacitar as equipes acerca do funcionamento do novo sistema. “119 pessoas foram treinadas nas três capacitações e mais de 50% das Comissões de Ética já se cadastraram no SPCI”, afirmou Jonatan Agnelli Pires Generoso, secretário executivo do Conset.

O sistema já está disponível para consulta em spci.mg.gov.br.

 

 

Hoje, dia 16/06/2023, a equipe da Secretaria Executiva do Conselho de Ética Pública do Estado de Minas Gerais (CONSET-MG), em conjunto da equipe do Gabinete da Controladoria Geral do Estado de Minas Gerais (CGE/MG), e da Subcontroladoria de Transparência e Integridade (SUTI/CGE-MG), participaram de reunião com representantes da Controladoria Geral do Estado de São Paulo. 

Participaram da reunião pelo CONSET, o Secretário Executivo, Jonatan Pires, e Assessores Técnicos, Daniel Mendonça e Antonio Marcel. Pela CGE/MG, o Chefe de Gabinete, Thomaz Barbosa, a Superintendente Central de Integridade e Controle Social, Tatiane de Jesus Silva e a Diretora Central de Integridade. Por parte da CGE/SP, o Controlador-Geral do Estado, Roberto Cesar de Oliveira, o Coordenador de TI, Daniel de Sousa Camacho, a Coordenadora de Controle Estratégico e Promoção da Integridade, Manuella Soares Ramalho e o Diretor do Departamento de Gestão de Riscos e Controle Estratégico, Gustavo Henrique Meireles Urbina.

Na reunião, foram apresentados os Sistemas Eletrônico de Gestão da Política Mineira de Promoção da Integridade (SisPMPI) e de Prevenção de Conflito de Interesses (SPCI), com o intuito de auxiliar na implementação de iniciativas semelhantes no Governo do Estado de São Paulo. 

As equipes do CONSET e da CGE/MG se colocaram à disposição e ressaltou-se a importância da colaboração entre os entes para aperfeiçoamento de cada um dos sistemas, dada as particularidades de cada Estado. Além disso, foram realizados diversos elogios por parte da equipe da CGE/SP, entre eles o de disponibilizar os códigos-fontes no github, tendo em vista as facilidades que isso traz para o compartilhamento e controle de versões.

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