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Marcela Ferreira Dias é a primeira auditora interna de carreira à frente da Controladoria-Geral do Estado (CGE)

O governador Romeu Zema empossou, nesta quarta-feira (8/10), Marcela Ferreira Dias como nova controladora-geral do Estado. A cerimônia foi realizada na Cidade Administrativa. Primeira auditora interna de carreira a assumir o comando da Controladoria-Geral do Estado (CGE), Marcela Ferreira Dias integra o quadro de efetivos da CGE desde 2013.

Com vasta experiência em auditoria governamental, correição administrativa e governança, atuou em pastas estratégicas do Governo de Minas, como a Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) e a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig).

“Depois de 20 anos, uma mulher volta a assumir a controladoria. Marcela foi escolhida pelo histórico, já solucionou uma série de problemas que muitos consideravam impossíveis. Ela também tem uma energia de estar presente nos lugares e não ficar dentro de um gabinete. Tenho certeza que o Estado vai ganhar muito com ela”, afirmou Romeu Zema. 

Ela substitui Rodrigo Fontenelle, que esteve à frente da CGE entre janeiro de 2019 e setembro de 2025. A nova controladora-geral dará continuidade aos trabalhos e boas práticas de gestão que consolidaram Minas Gerais como referência nacional em auditoria, transparência e integridade pública.

Marcela reforçou a importância da valorização e do fortalecimento da carreira. “Hoje o sistema de controle interno do Estado de Minas é robusto e amplamente reconhecido nos cenários nacional e internacional. Cada um desses bons resultados alcançados ao longo dos últimos anos nas áreas de auditoria governamental, transparência e integridade só foram possíveis graças aos esforços e trabalho dos auditores internos da CGE”, pontuou. 

Marcela Ferreira Dias também falou sobre a necessidade de se trabalhar em parceria com os gestores para que a CGE possa cumprir seu propósito de agregar valor à administração, garantindo a eficiência dos serviços e políticas públicas. 

A controladora-geral finalizou seu discurso comentando sobre a participação feminina no Governo de Minas. “É preciso reforçar que nós mulheres somos capazes de tudo. Em Minas somos a maioria nos cargos de gestão e isso é muito representativo, pois temos ocupado nosso espaço”, declarou.

Trajetória

Marcela Oliveira Ferreira Dias é bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e especialista em Auditoria em Organizações Públicas, além de possuir certificação em liderança pelo programa Lean Seis Sigma Yellow Belt.

 Na área da Educação, liderou auditorias e consultorias de grande impacto, como a que gerou economia superior a R$ 67 milhões na aquisição de mobiliário escolar. Coordenou a implantação do Plano de Enfrentamento ao Assédio Sexual nas Escolas Estaduais, iniciativa pioneira que assegurou a apuração mais célere e efetiva do ilícito. Também conduziu a avaliação do programa Trilhas de Futuro, ampliando a efetividade e a transparência do projeto.

Na área da Saúde, como controladora Seccional da Fhemig, coordenou auditorias do processo de descentralização da gestão dos hospitais do Estado de Minas Gerais. Liderou, ainda, o Projeto Prescrição Zero, que redesenhou fluxos correicionais, reduziu riscos de prescrição processual e diminuiu o prazo médio de instrução dos processos disciplinares de 40 meses para apenas seis meses.

Legado

A CGE foi a primeira controladoria do país a receber a certificação nível 3 do IA-CM, reconhecimento internacional de auditoria interna. Minas também ocupa o melhor nível de transparência nas principais avaliações do setor.

O Estado recebeu o Selo Diamante de qualidade em Transparência nos anos de 2023 e 2024, classificação máxima concedida pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). Minas também ocupa o primeiro lugar na Escala Brasil Transparente, ranking organizado pela Controladoria-Geral da União (CGU), e o terceiro lugar no Índice de Transparência e Governança Pública, avaliação realizada pela Transparência Internacional Brasil.

Conset e CGE/MG

Importante ressaltar que o Conselho de Ética Pública (Conset) integra a área de competência da CGE, conforme previsto na lei de organização do Poder Executivo do Estado (Lei nº 24.313/2023, art. 47, §3º).  Essa integração é fundamental para o suporte operacional que garante o funcionamento do Conset, assim como para a atuação parceira e sinérgica em prol da boa conduta do agente público, da integridade e da eficiência na Administração Estadual.

Ademais, o Conset, junto com a CGE, a Ouvidoria-Geral e a Advocacia-Geral, também compõe o Sistema de Controle Interno do Poder Executivo (Lei nº 24.313/2023, art. 58).

Fonte:https: https://www.cge.mg.gov.br/noticias-artigos/1469-governador-de-minas-empossa-nova-controladora-geral-do-estado (com alterações).

 

 

  

Fotos: Ascom/CGE

  

No dia 07 de outubro de 2025, a Secretaria Executiva do Conselho de Ética Pública do Estado de Minas Gerais (Conset-MG) , representada pelo Secretário Executivo Jonatan Pires e pelo assessor técnico Daniel Mendonça, recebera a visita de  gestoras da Controladoria-Geral do Estado de Tocantins (CGE-TO).

Compareceram às dependências do CGE/MG e do Conset na Cidade Administrativa, a Diretora de Responsabilização de Entes Privados, Tatiane Dias Medeiros, e a Diretora de Responsabilização de Agentes Públicos, Taise da Silva Cunha, ambas da CGE-TO.

As gestoras de Tocantins conheceram um pouco do sistema de gestão da ética no âmbito do Poder Executivo do Estado de Minas Gerais, ao assistirem apresentação realizada pelos representantes do Conset-MG sobre a atuação do próprio Conselho e das comissões de ética dos órgãos mineiros. O encontro também foi marcado pela troca de experiências e de ideias acerca dos sistemas de controle interno dos dois estados.

 
Dando sequência ao plano de ação/2025 da Comissão de Ética da Fundação Clóvis Salgado (FCS), no último dia 26 de setembro, o Secretário Executivo do Conselho de Ética Pública (Conset/MG), Jonatan Pires, esteve na Fundação para falar sobre “Ética no Serviço Público” para os componentes da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais.
No encontro, que foi aberto por Ana Alvarenga, Presidente Comissão de Ética da FCS, foram abordados temas pertinentes ao exercício íntegro da função pública, desde aspectos conceituais sobre a ética, assim como pontos importantes do Código do Conduta do Agente Público e da Alta Administração Estadual (Decreto n.º 46.644/2014), como os princípios éticos, o papel das comissões de ética, entre outros assuntos que demonstraram os objetivos e a importância da gestão da ética na administração pública. Também foram apresentados, pelo Secretário Executivo, exemplos práticos de desvios de conduta de agentes públicos e discutidos casos concretos trazidos pelos membros da própria Orquestra, para melhor entendimento dos conceitos e normas que regem a ética no Executivo do Estado.
Além da Orquestra Sinfônica, este ano a Comissão de Ética da FCS, e o Conset/MG levaram essa apresentação aos outros corpos artísticos da Fundação: o Coral Lírico e o Companhia de Dança.
 

 

No último dia 22 de setembro, o Secretário Executivo do Conselho de Ética Pública, Jonatan Pires, esteve no Auditório JK da Cidade Administrativa, em Belo Horizonte/MG, para realizar a apresentação “Ética no Serviço Público” durante o evento “Saúde Mental e Relações de Trabalho”, promovido pela Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias – SEINFRA.

O encontro foi realizado em referência ao Setembro Amarelo, que é uma campanha de conscientização sobre a importância da prevenção do suicídio em todo o país.

Além da participação do Conset, a programação contou com as seguintes palestras:

·         “Saúde Mental no Ambiente Organizacional”, ministrada pelo Major Richelmy Murta Pinto, do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais;

·         “Como identificar, prevenir e denunciar o Assédio Moral”, apresentado por Maria Aparecida Muniz Jorge, Superintendente Central de Políticas de Recursos Humanos da SEPLAG/MG e por Maurício Fernando, Ouvidor de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura da OGE/MG.

·         “Pontes de Gerações, Convivência, Vida e Gentileza”, com Bia Gomes, psicanalista, psicopedagoga, terapeuta e integrante da equipe de saúde e bem-estar da Polícia Federal em Minas Gerais.

O Secretário de Estado da SEINFRA, Pedro Bruno, realizou a abertura do evento e destacou a importância dos temas discutidos, para promover a reflexão de cada um e contribuir para um ambiente de trabalho mais sadio.

A SEINFRA publicou vídeo com alguns momentos do evento, que pode ser acessado pelo seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=QzARg46FlGI&feature=youtu.be

 

 

 

Na tarde desta última segunda-feira (29/9), a Gerência de Conformidade, em parceria com a Comissão de Ética do Banco, realizou o “Treinamento Integridade e Ética", evento online que reuniu cerca de 420 colaboradores.

 

O treinamento teve como objetivo reforçar os princípios e normas éticas que norteiam a atuação do BDMG enquanto instituição pública, abordando aspectos relativos a conflito de interesses no ambiente de trabalho e recebimento de presentes e brindes.

 

Foram convidados para ministrar o treinamento o secretário executivo do Conselho de Ética Pública de Minas Gerais (Conset-MG) Jonatan Agnelli, e o assessor técnico, Daniel Mendonça. A abertura foi realizada pelo Diretor de Crédito e Riscos, Sérgio Rodrigues, e a mediação ficou a cargo da gerente de Conformidade, Adriana Miyoshi, e da presidente da Comissão de Ética, Elaine Rodrigues.

 

O Treinamento

No encontro, Jonatan falou sobre a atuação permanente das comissões de ética nos órgãos de serviço público, que atuam de forma preventiva a partir das orientações de conduta da respectiva instituição.  

 

“Uma instituição pública mal gerida atinge negativamente a todos, inclusive os próprios servidores públicos. Por isso, zelar pela conduta ética e íntegra é de extrema importância. O trabalho da Comissão é despertar a consciência ética, mitigando possíveis desvios de conduta antes mesmo que eles aconteçam" comentou.

 

O secretário também frisou a importância da distinção entre os interesses públicos e privados de cada colaborador, e trouxe casos práticos para reflexão sobre cada situação.

 

“A ética garante um ambiente de trabalho harmonioso, nos motiva a produzir mais e melhor, traz clareza para nossa conduta e aumenta a confiança entre nós mesmos e entre possíveis parceiros e clientes, atingindo o objetivo de criação do Banco, por exemplo, que é desenvolver o Estado", concluiu.

Em seguida, Daniel conduziu uma dinâmica de perguntas e respostas que permitiu a interação dos ouvintes em casos hipotéticos que envolviam possíveis conflitos de interesses no ambiente de trabalho.

 

“Não basta ser ético, é preciso também parecer. Por isso, é importante pensar sempre sobre como e o que nossas ações, decisões e falas transparecem a outros", afirmou o assessor.

O treinamento pode ser acessado pela plataforma Aprende BDMG. 

 

Programa de Integridade do BDMG

Um dos principais instrumentos da Política de Integridade é o Canal de Denúncias implementado por meio de uma plataforma independente para atendimento a denúncias internas e externas. O Canal de Denúncias pode ser acessado aqui.

 

O Código de Ética, Conduta e Integridade do BDMG, é o documento que rege as normas éticas a serem seguidas pelos colaboradores. Ele tem caráter educativo e disciplinar e deve guiar nossas condutas no dia a dia, em busca de um ambiente de trabalho ético, confiável e socialmente responsável. Acesse por aqui

 

Fonte: Intranet BDMG

 

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