
Na tarde desta última segunda-feira (29/9), a Gerência de Conformidade, em parceria com a Comissão de Ética do Banco, realizou o “Treinamento Integridade e Ética", evento online que reuniu cerca de 420 colaboradores.
O treinamento teve como objetivo reforçar os princípios e normas éticas que norteiam a atuação do BDMG enquanto instituição pública, abordando aspectos relativos a conflito de interesses no ambiente de trabalho e recebimento de presentes e brindes.
Foram convidados para ministrar o treinamento o secretário executivo do Conselho de Ética Pública de Minas Gerais (Conset-MG) Jonatan Agnelli, e o assessor técnico, Daniel Mendonça. A abertura foi realizada pelo Diretor de Crédito e Riscos, Sérgio Rodrigues, e a mediação ficou a cargo da gerente de Conformidade, Adriana Miyoshi, e da presidente da Comissão de Ética, Elaine Rodrigues.
O Treinamento
No encontro, Jonatan falou sobre a atuação permanente das comissões de ética nos órgãos de serviço público, que atuam de forma preventiva a partir das orientações de conduta da respectiva instituição.
“Uma instituição pública mal gerida atinge negativamente a todos, inclusive os próprios servidores públicos. Por isso, zelar pela conduta ética e íntegra é de extrema importância. O trabalho da Comissão é despertar a consciência ética, mitigando possíveis desvios de conduta antes mesmo que eles aconteçam" comentou.
O secretário também frisou a importância da distinção entre os interesses públicos e privados de cada colaborador, e trouxe casos práticos para reflexão sobre cada situação.
“A ética garante um ambiente de trabalho harmonioso, nos motiva a produzir mais e melhor, traz clareza para nossa conduta e aumenta a confiança entre nós mesmos e entre possíveis parceiros e clientes, atingindo o objetivo de criação do Banco, por exemplo, que é desenvolver o Estado", concluiu.
Em seguida, Daniel conduziu uma dinâmica de perguntas e respostas que permitiu a interação dos ouvintes em casos hipotéticos que envolviam possíveis conflitos de interesses no ambiente de trabalho.
“Não basta ser ético, é preciso também parecer. Por isso, é importante pensar sempre sobre como e o que nossas ações, decisões e falas transparecem a outros", afirmou o assessor.
O treinamento pode ser acessado pela plataforma Aprende BDMG.
Programa de Integridade do BDMG
Um dos principais instrumentos da Política de Integridade é o Canal de Denúncias implementado por meio de uma plataforma independente para atendimento a denúncias internas e externas. O Canal de Denúncias pode ser acessado aqui.
O Código de Ética, Conduta e Integridade do BDMG, é o documento que rege as normas éticas a serem seguidas pelos colaboradores. Ele tem caráter educativo e disciplinar e deve guiar nossas condutas no dia a dia, em busca de um ambiente de trabalho ético, confiável e socialmente responsável. Acesse por aqui.
Fonte: Intranet BDMG