No último dia 11 de dezembro, o secretário executivo do Conselho de Ética Pública – Conset/MG, Jonatan Pires, realizou a palestra “Ética no Setor Público: Foco no Poder Executivo de Minas Gerais”, destinada aos agentes públicos do corpo docente e administrativo do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart), unidade da Fundação Clóvis Salgado (FCS).
Durante a apresentação, o secretário do Conset abordou temas relacionados ao exercício íntegro da função pública, passando por aspectos conceituais da ética, bem como pontos relevantes do Código de Conduta do Agente Público e da Alta Administração Estadual (Decreto nº 46.644/2014). Entre os assuntos tratados, foram destaques os princípios éticos, o papel das Comissões de Ética e exemplos práticos que evidenciaram os objetivos e a importância da gestão da ética na administração pública.
A presidente da Comissão de Ética da FCS, Ana Cristina Alvarenga, enfatizou que o evento, já realizado também com os três corpos artísticos — orquestra, coral e companhia de dança —, está sendo muito relevante e de caráter esclarecedor, especialmente no que se refere à distinção entre condutas éticas e administrativas e ao papel da Comissão de Ética. Segundo ela, nos encontros foi possível perceber que muitos participantes ainda possuem dúvidas sobre o tema.
O evento foi realizado de forma remota e contou com a participação de cerca de 20 pessoas.




