No último dia 02 de julho, o Presidente do Conselho de Ética Pública do Estado de Minas Gerais (Conset-MG), Joaquim Murta, apresentou o balanço do triênio 2022-2024 ao Vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões.
Como já ocorrera em encontro com o Governador Romeu Zema em 10 de junho, esta reunião com o Vice teve como propósito mostrar à cúpula do governo as principais entregas realizadas pela atual gestão do Conset e debater sobre as perspectivas dos próximos anos.
O Presidente Joaquim Murta destacou, entre outras iniciativas, o desenvolvimento do Sistema de Prevenção de Conflito de Interesses - SPCI, que permite aos agentes públicos formularem consultas ao Conset ou às Comissões de Ética, consistindo em uma importante ferramenta de orientação e prevenção sobre conflito de interesses. Lembrou ainda das capacitações com participações do Conselho, tendo ocorrido mais de 60 eventos, com mais de 4.000 participantes no triênio 2022-2024, o que tem contribuído para fortalecer o sistema de gestão da ética no Estado.
Para acessar o relatório de balanço 2022-2024 do Conselho, clique aqui .
Também participaram da reunião o Secretário-Geral do Governo, Marcel Dornas Beghini, e o Secretário Executivo do Conset, Jonatan Pires.
Sobre o Conselho
O Conset-MG é um órgão colegiado deliberativo e consultivo, ligado diretamente ao Governador do Estado, e tem por finalidade zelar pelo cumprimento dos princípios e das regras éticas e pela transparência das condutas da administração pública direta e indireta do Estado.
Além disso, orienta as atividades das Comissões de Ética do Estado, recebe consultas e denúncias que envolvam os membros da Alta Administração Estadual. Atualmente, o Conset está vinculado administrativamente à Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE).