O Conselho de Ética Pública de Minas Gerais (Conset) realizou, na manhã da última quarta-feira, 29 de outubro, o 3º “Dialogando com as Comissões de Ética” de 2025, com o tema “Escuta Ativa e Comunicação Consciente”. O evento on-line contou com a palestra de Fábio Diniz Lopes, procurador do Estado, mediador, conciliador e facilitador de Práticas Restaurativas. Fábio compartilhou sua vasta experiência sobre a temática, tanto no âmbito da Advocacia-Geral do Estado, como membro da Câmara de Prevenção e Resolução Administrativa de Conflitos (CPRAC/AGE) ; quanto em ações voluntárias. A abertura foi conduzida pelo presidente do Conselho, Arthur Magno e Silva Guerra, que destacou a importância do Dialogando com as Comissões e do tema abordado nesta 3ª edição:
“Primeiramente, é uma honra participar de um evento dessa magnitude... Esse encontro que tem se tornado cada vez mais relevante, especialmente porque, desde 2023, vem cumprindo uma missão simples e poderosa: criar um espaço técnico, aberto e respeitoso, para qualificar a atuação das Comissões de Ética do Estado de Minas Gerais", disse o Presidente.
Cerca de 160 pessoas participaram desta edição do Dialogando, que foi marcado por intensa interação do público com o palestrante, que provocou momentos de profunda reflexão, instigados por suas falas e vídeos exibidos.
Parafraseando o filósofo Spinoza, Fábio ressaltou que "o amor é a capacidade de contribuir com a potência de agir do outro” e, nesse sentido, destacou a importância de se esforçar para escutar o outro sem pré-julgamentos e com atenção, sobretudo quando se está em um papel funcional de ouvir, como muitas ocorre dentro de uma comissão de ética.
Ao final do encontro, houve diversas manifestações de agradecimento e reconhecimento pela oportunidade de aprendizado e reflexão proporcionada pelo encontro. As edições do Dialogando com as Comissões de Ética, muito paravelmente, serão retomadas a partir do primeiro semestre 2026.




