No dia 20 de agosto de 2025, a Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais – ESP-MG, por meio de sua Comissão de Ética e do Grupo de Trabalho de LGPD do órgão, promoveu o evento “LGPD e Ética” voltado aos servidores da Escola. O evento contou com a participação do assessor da Secretaria Executiva, Daniel Mendonça da Rocha, que falou sobre os desafios éticos da proteção de dados e suas responsabilidades.
Em sua fala Daniel trouxe aos presentes reflexões sobre como podemos aplicar os princípios éticos ao lidar com dados na rotina de trabalho. Além disso, foram levantadas situações práticas que demonstram dilemas éticos no tratamento dos dados e práticas esperadas nesse manejo. Ao final, foram traçados paralelos sobre como devemos harmonizar a privacidade e o interesse público a fim de que seja possível divulgar informações de interesse geral sem prejudicar direitos individuais.
Além da apresentação feita por Daniel, a programação contou com a abertura feita pela Diretora-Geral, Mara Guarino Tanure, e as palestras: “Introdução à LGPD: conceitos básicos e suas aplicações”, apresentada pela advogada, especialista em privacidade e proteção de dados, Daniela Nogueira e “LGPD na ESP: aplicações práticas e uso de IA”, ministrada por André Luiz Pereira, professor, pesquisador e servidor da ESP. Ao final, os palestrantes esclareceram dúvidas dos presentes.